História

História CAEZ

Em meados de 1968, estudantes da I turma de Medicina da antiga FARME (Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto) criaram o DAEZ – Diretório Acadêmico Euryclides Zerbini. O nome escolhido homenageia o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, primeiro médico no Brasil e quinto no mundo a realizar uma cirurgia de transplante de coração. Ele lecionou a aula inaugural da II turma de Medicina da FARME em 1969 e se tornou patrono do DAEZ. Além disso, Dr. Euryclides atuou em prol de melhorias na estrutura da faculdade, conquistando equipamentos para o melhor funcionamento do curso de Medicina. Na década de 1970, a Casinha tornou-se a sede do DAEZ e permanece até hoje como espaço de interação dos estudantes e atual sede do CAEZ.

No contexto da redemocratização no país após o fim do regime militar, o DAEZ transforma-se em Centro Acadêmico 27 de Outubro em 1987. A data escolhida para o nome do centro acadêmico deve-se ao dia em que houve a oficialização da reformulação do estatuto, dia 27 de outubro de 1987. O centro acadêmico foi importante ator na luta pela estadualização da faculdade, oficializada dia 27 de setembro de 1994 sob o título de FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

A aprovação de um novo estatuto do centro acadêmico em 1999 finalmente o transformou em CAEZ – Centro Acadêmico Euryclides Zerbini. Atualmente é estruturado em dez coordenações não-hierarquizadas que buscam trabalhar em harmonia na luta por melhorias dentro e fora da FAMERP, abordando assuntos como extensão, educação, pesquisa, assistência estudantil, cultura, política, saúde, entre outros.

Casinha

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *