Diário de Bordo – COBREM 2015

09/01/2015 – SEXTA-FEIRA

Malas prontas!

Malas prontas!

Acordar às 3h depois de termos ido dormir às 1h30 não foi fácil. O voo de São José do Rio Preto para Ribeirão Preto era as 5h. Por um acaso, viajamos junto com o Leonardo Fantini da PUCCAMP: depois de termos estudado no mesmo cursinho, agora estamos juntos no movimento estudantil!

Foi a primeira vez que o Lucélia viajou de avião – e ele jura não ter sentido medo. 20 minutos após chegarmos em Ribeirão Preto, já estávamos no voo para Belo Horizonte. O incrível serviço de bordo da empresa aérea nos ofereceu minúsculas bolachas de água e sal

Minha cara de felicidade com o serviço de bordo

Chegamos 7h e chamamos um taxista que não fazia ideia de onde ficava o alojamento. Finalmente após chegarmos (e fomos um dos primeiros!), decidimos explorar a região. O lugar não era nada promissor: após uma caminhada pela Rua Inglaterra e descobrirmos que o lugar mais interessante era o “Super BH”, dormimos a manhã inteira.

Regras do alojamento… pelo menos na teoria

Erika e Nat Ziolle chegaram 12h e nos acordaram para almoçar em uma padaria perto do alojamento. E voltamos a dormir. Ana Elisa chegou no final da tarde.

Terminamos a noite no bar em frente ao alojamento: cerveja e porções de batata frita com carne de sol. Que comece a #MedIntegração!

IMG-20150120-WA0017

IMG-20150120-WA0023

 

10/01/2015 – SÁBADO

McLovin nos acordou 6h30. O alojamento ainda estava vazio e os estudantes só começaram a chegar de manhã para realizar o credenciamento.

20150110_190508

O primeiro evento do COBREM 2015 foi a ROEx (Reunião dos Orgãos Executivos), em que discutiu-se o aumento das mensalidades nas escolas médicas pagas e definiu-se as datas e locais de eventos nacionais da Executiva, como ECEM e CENEPES. Nat Ziolle foi eleita Comissão Eleitoral do COBREM 2015.

IMG-20150110-WA0002

A Mesa de Abertura aconteceu das 14h às 18h, havendo debate e exposição sobre a saúde pública, reforma sanitária e financiamento da saúde. 4 horas de discussão e muito café!

IMG-20150110-WA0004
 As primeiras oficinas ocorreram das 19h às 21h: Ana Elisa e Lucélia foram na oficina de “Medicina Rural”, Erika na de “Pessoas trans” e eu na de “Organização de CA/DA”.
Noite da primeira festa!  Todas as festas foram realizadas na sede do DCE da UFMG.
IMG-20150119-WA0137
IMG-20150113-WA0024

 

11/01/2015 – DOMINGO

Foi uma manhã difícil para todxs: alguns, por tentarem se lembrar do que aconteceu na noite anterior; outros, por tentarem se recuperar das doses de vodka com energético.
O tema da segunda mesa, das 8h às 12h, foi “Rumos da educação médica no Brasil” com discussão sobre as DCNs, perfil do egresso e a mercantilização da educação no país.

À tarde ocorreram os painéis: Lucélia e Erika foram no painel de “Luta Antimanicomial” e eu no de “Conceitos de Saúde”. Em seguida, foram realizadas as primeiras oficinas do dia: Lucélia foi no de “Sexualidade”, eu fui no de “Criminalização dos movimentos sociais”, Ana Elisa e Nat Ziolle no de “Como fazer Reforma Curricular” e Erika no de “Arte e Saúde”. À noite, mais uma rodada de oficinas: Lucélia e Erika foram na oficina sobre O” que é ser coordenador regional?”, eu na “E Depois? Como fica a militância após a formatura” e Ana Elisa na de “Saúde no Sistema Prisional”.
Depois de um dia de debates e discussões, teve festa de novo! Reencontrei a Cássia Ducatti (UFTM), colega de cursinho em 2013.

#MED2noCOBREM ♥

 

12/01/2015 – SEGUNDA-FEIRA

A terceira e última mesa, com o tema “Novos desafios da saúde”, debateu das 8h às 10h a saúde às populações marginalizadas e novos conceitos populares de saúde. Em seguida, foram realizados mais painéis: Erika participou do “Plano de Parto”, eu do “Proibicionismo x legalização das drogas” e Ana Elisa e Lucélia do “Regulamentação do ensino pago”.

À tarde houve Plenária dos Delegados. À noite houve capacitação do PES (Planejamento Estratégico Situacional), explicando como seria o planejamento da Executiva até o final do congresso e como nós, congressistas e delegados, atuaríamos na construção das ações.

Assessoria de Mídias e assessoria de Registro e Resgate Histórico 2015

Dia da última festa (… antes do PES)! Com temática Neon, teve muita música e até dança no pole dance  Foi um sucesso!

Mídias + Sul-2 + Sede

Mídias + Sul-2 + Sede

CAEZ ♥ CAAL

De olho na zuera

 

13/01/2015 – TERÇA-FEIRA

Dia livre! Sem nenhuma palestra, mesa, oficina ou painel; aproveitamos o dia para fazer turismo por BH. Arriscamos pegar ônibus por conta própria e, sim, deu certo! Ana Elisa foi a nossa guia turística

Almoçamos em um restaurante repleto das iguarias mineiras e fomos para o centro da cidade. O primeiro lugar foi a Casa Fiat de Cultura, em que havia a exposição “Quase Poema – Cartas e outras escrituras drummondianas”.

Registrando a passagem do CAEZ pela exposição

Em seguida, visitamos o Museu das Minas e do Metal, lugar enorme e incrível com pedras raras, a história da mineração e muitas curiosidades sobre metais.

Selfie dentro da mina (de mentirinha)

“Você acredita no poder das pedras?” – parece que sim…

Última parada: Memorial Minas Gerais! Em três andares com salas interativas com informações sobre a história de Minas Gerais, nós adoramos saber mais sobre as memórias e costumes do Estado.

Oi?

Divando!

 Encontramos a galera do DACA (Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder) e terminamos o tour cultural “visitando” um barzinho com as melhores empadas de Minas Gerais!

Selfie com o Niemeyer

Selfie com o Niemeyer

CAEZ ♥ DACA

CAEZ balançando o seu coreto

Enfim a Nat Sahyoun chegou! Agora o quarto 2 está completo e a nossa diversão está garantida

 

14/01/2015 – QUARTA-FEIRA

Acordamos com  “Oração” e “Beijinho no Ombro” versões COBREM. De manhã houve a realização da Árvore de Problemas, em que elencamos as frentes pelas quais a Executiva lutará em 2015 e dará origem às operações e ações nos dias seguintes. As três frentes de 2015 são: “Mercantilização da Educação”, “Saúde como Direito” e “Educação Médica”.

Árvore de problemas

À tarde, mais oficinas paralelas à mesa de negociação: eu e Nat Sahyoun participamos da oficina de “Resgate histórico da DENEM”, Erika participou da “Estágios nacionais e internacionais da DENEM – CEV” e Ana Elisa da oficina sobre o  COAPES.

“Saco vazio não para em pé”

Sono da beleza antes das oficinas

A plenária de discussão sobre as frentes que saíram a partir da árvore de problemas foi até cerca de 21h.
Ocorreu o primeiro espaço cultural à noite, com a apresentação do Bloco das Pretas sobre violência obstétrica. Simplesmente incrível!

 

15/01/2015 – QUINTA-FEIRA

O congresso foi dividido em quatro salas, cada uma responsável por uma frente da Executiva. Eu e Ana Elisa ficamos na “Educação Médica”, Erika na “Organizacional” e Lucélia e Nat Sahyoun na de “Saúde como Direito”.
De manhã ocorreu a montagem das operações, que servirão de base para pensarmos nas ações a serem executadas pela Executiva em 2015. À tarde, a partir das operações deliberadas, realizamos os nós críticos e situações-objetivo.
Foi um dia extremamente cansativo: mais de 10 horas de discussões e debates com diferentes (e divergentes) pontos de vista

Os candidatos às coordenações do CENEPES (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde), Assessorias (Planejamento, Mídias e Registro e Resgate Histórico) e Sede (Coordenador Geral, Financeiro e de Comunicações) se apresentaram na plenária à noite e lançaram suas candidaturas.

E a noite terminou com mais um espaço cultural: dessa vez, um rapper se apresentou no alojamento

 

16/01/2015 – SEXTA-FEIRA

Dia de pensar nas ações a serem executadas pela Executiva em 2015 a partir das operações, nós críticos e situações-objetivo! Mais um dia de muito debate que durou até o final da tarde!

Ajudando a construir o movimento estudantil 8)

Ajudando a construir o movimento estudantil HAHAHA 🙂

À noite, deu-se início à Plenária das Ações, realizada para aprovar, modificar ou suprimir as ações levantadas em cada sala do congresso. Foi o momento de descobrir que a Assessoria de Mídias e a assessoria de Registro e Resgate Histórico são responsáveis por mais de 70% das ações deliberadas

IMG-20150117-WA0012

Meu travesseiro favorito

Meu travesseiro favorito

Após a Plenária, Rigoleto se transformou na Beyoncé para nos ajudar na divulgação do Sambaralho. Foi um arraso! O último espaço cultural foi a apresentação e lançamento do coletivo NegreX. Nat Sahyoun está lá! #orgulho

IMG-20150119-WA0018

Sexy sem ser vulgar

 

 17/01/2015 – SÁBADO

Durante a manhã e parte da tarde a Plenária das Ações continuou deliberando as atividades da Executiva no ano.

“Namoradeira”

Deu-se início, em seguida, à Plenária Final com a eleição das coordenações do CENEPES, Assessorias e Sede; além do respaldo dos coordenadores regionais.

Erika, Lucélia e Nat Sahyoun: os novos coordenadores regionais Sul-2

Eleição da Sede da DENEM em 2015

E acabou o COBREM 2015!

Para comemorar e se despedir: a última festa! Todxs de saias!

Não poderia faltar a foto “clássica” com a Suelen ♥

 

18/01/2015 – DOMINGO

Acabou o COBREM, acabou a gestão 2014… mas os trabalhos da gestão 2015 apenas começaram! Na manhã aconteceu a primeira reunião da Coordenação Nacional, que durou até as 14h.

Hora de se despedir: o voo saiu 19h30 de BH e chegamos em São José do Rio Preto as 23h.

Levar 200 exemplares do jornal da DENEM pra casa não é tão simples quanto parece…

Foi um evento extremamente gratificante, enriquecedor e divertido. Já sentimos saudades de todxs!
Nos vemos em breve na I ROEx em Campinas!

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *