DENEM

DENEM

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) foi fundada em 1986 durante o XVII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM), na cidade de Fortaleza – CE.

Com 30 anos de existência, a DENEM é a organização que representa todos os estudantes de Medicina do Brasil, travando lutas e mobilizações. Durante a década de 1990 a pauta da educação médica foi sem sombra de dúvida a mais importante no seio da Executiva. Dentre outras pautas importantes estava a defesa do sistema único de saúde público, equânime e de qualidade.

Para o desempenho de suas atividades, a DENEM se divide em 8 regionais para facilitar o canal de diálogo entre a Executiva e os Centros Acadêmicos (CAs) ou Diretórios Acadêmicos (DAs), também denominados Coordenações Locais (CLs). Cada regional possui uma Coordenação Regional que tem a responsabilidade de visitar as CLs, assim como organizar os encontros estudantis de medicina de caráter regional.

A DENEM também realiza encontros periódicos que constituem os outros espaços deliberativos. Há encontros de âmbito regional e nacional. São eles:

  • Regionais

    • Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM): acontece em cada regional uma vez por ano. É o maior encontro de âmbito regional, com debates políticos, eventos culturais e científicos. Trata-se de um espaço de cunho político-formativo em que se discute assuntos como saúde, educação, cultura, políticas públicas, populações vulneráveis, movimento estudantil, opressões, entre outros.

    • Reuniões de Regional (RR): são as reuniões de cada regional da Executiva, em que se discute pautas em comum aos CAs e DAs daquela regional.

    • Fórum Regional das Escolas Médicas Pagas (Foremp): é um seminário para debater a atual conjuntura e as demandas das escolas médicas pagas, inserindo os estudantes em assuntos do atual contexto político-científico do país.

  • Nacionais

    • Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM): ocorre desde 1969, sendo anterior à DENEM, sendo que recebeu esse nome para burlar a repressão da ditadura militar. Trata-se do principal evento nacional da DENEM, sendo o maior espaço deliberativo da Executiva. Sua programação engloba a discussão de temas sociais, principalmente os ligados à saúde e à educação médica; além de realizar os Grupos de Trabalho (GdTs) que encaminharão as propostas de posicionamentos para a DENEM.

    • Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM): ocorrem todos os ano nos meses de janeiro. Tem a função de elaborar e aprovar o planejamento da DENEM. É o segundo maior espaço deliberativo da Executiva.

    • Reunião de Órgãos Executivos (ROEx): trata-se de uma reunião das coordenações da DENEM, CAs e DAs e estudantes de medicina do Brasil. Debate e delibera, geralmente, sobre assuntos relevantes e atuais e define posicionamentos. Todos os estudantes tem direito a voz neste espaço, mas só os representantes de CAs e DAs podem votar.

    • Seminário do CENEPES: é o encontro de aprofundamento das pautas propostas e discutidas pelas coordenações do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (CENEPES).

    • Encontro de Capacitação em Estágios e Vivências (ECEV): é o encontro das Coordenações Locais de Estágios e Vivências (CLEVs) de todas as regiões do país para discutir e se capacitar nos intercâmbios da DENEM, sendo eles o SCOPE e SCORE, da IFMSA; e os Núcleos Brasil-Cuba (NBC) e Brasil-China (NBChi).

    • Fórum de Estágios e Vivências (FEV): é o encontro para se discutir e deliberar sobre os editais de intercâmbio utilizados pela DENEM.

    • Encontro de Capacitação em Extensão Universitária (ECExU): é o evento para discussão sobre extensão universitário, inserindo os participantes em um ambiente em contato com a comunidade.

Atualmente, quatro estudantes da Famerp ocupam cargos na DENEM:

  • Daniel Felix Valsechi (Geleia) – Assessor de Mídias e assessor de Registro e Resgate Histórico
  • Erika Ermida de Freitas – Coordenadora de Estágios e Vivências
  • Lucas Coggiola Silveira (Recalque) – Coordenador Regional Sul-2
  • Lucas Uback (Lucélia) – Coordenador Regional Sul-2

Para saber mais sobre a DENEM, acesse: http://denem.org.br

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *