Cultura de massa e Indústria Cultural

Ao se falar de cultura de massa ou cultura popular sempre vemos muitas pessoas sendo contrárias e questionando sua função social. No entanto, como desconsidera-la, uma vez que alcança tantas pessoas e muitas vezes gera fenômenos de consumo inesperados ou fenômenos sociais modificadores.

A Escola de Frankfurt considerava que a cultura de massa era extremamente alienante e estava intimamente ligada a indústria cultural. Essa, segundo Adorno, criava na mente da pessoa a necessidade de se alcançar um prazer inatingível, o que leva ao consumo. Essa busca incessante pelo prazer, geraria a alienação, uma vez que cessa o questionamento. E como todos buscam o mesmo acarreta em uma massificação da cultura e dos produtos consumidos.

Dessa forma. existe uma indústria que busca a alienação através do consumo cultural, no entanto não podemos limitar a cultura popular dessa forma, pois ela é bem maior. Cultura popular se relaciona ao que vem do povo, pode ser vista de várias formas e hoje pode ser considerada como questionadora em muitos aspectos.

Nesse contexto questionador, o avanço da internet teve grande contribuição, a cultura passou a difundisse de forma mais rápida e vem com certos questionamentos. Exemplo disso foram as manifestações que ocorreram no Brasil em várias cidades brasileiras, essas foram eventos questionadores e que levaram as pessoas às ruas em busca de respostas e melhorias, apesar de seu efeito não ter se propagado, podemos acreditar que demonstrou a potencialidade da cultura popular difundida na internet.

A cultura popular pode ser vista ainda como alienante, uma vez que o consumo ligado ao prazer ainda existe, pois pessoas famosas e propagandas ainda divulgam um estilo de vida inatingível para a maioria. No entanto, ela é transformadora e pode sim, gerar questionamentos que acarretarão em uma nova visão para os envolvidos.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *